PRODUTOS E SERVIÇOS VETERINÁRIOS ESTÃO ENTRE OS QUE MAIS CRESCERAM, EXIGINDO MAIS INOVAÇÃO E SERVIÇOS DE QUALIDADE NO SETOR
Por: Samia Malas
Após o segmento de pet food, segundo a Abinpet, os dois segmentos com maior alta entre 2023 e 2024 foram os de produtos veterinários e de serviços veterinários, com 16,1% e 14,2%, respectivamente. Sinal de que as pessoas estão cada vez mais investindo no bem-estar e na saúde dos nossos melhores amigos, e de que os médicos-veterinários precisam obter, cada vez mais, uma alta qualificação profissional na área em que atuam. “Investir em educação contínua de qualidade é fundamental para garantir que os médicos-veterinários estejam bem-preparados para enfrentar os desafios do setor”, afirma o médico-veterinário e diretor da Faculdade Qualittas, Francis Flosi. Atualmente, o Brasil conta com 536 escolas de Medicina Veterinária autorizadas, das quais 22 oferecem cursos na modalidade de Ensino a Distância (EaD). Para Francis, a tendência de humanização dos animais de estimação, acelerada pela pandemia, reflete a crescente preocupação dos tutores com a qualidade de vida de seus pets. Ele observa que “os tutores têm buscado nutrição de qualidade, atendimento de excelência e cuidados abrangentes”.
Fabio Pacheco, proprietário da empresa Smart Centro de Ensino, acredita que este crescimento do setor vet está atrelado ao nível de conscientização e cuidado que os tutores estão desenvolvendo sobre os seus pets. “E nós, médicos-veterinários, estamos em constante evolução.
O primeiro ponto é entender que o treinamento nunca acaba, pois somente o conteúdo adquirido na graduação pode não ser suficiente para atender as demandas e atualizações do mercado em crescimento. Um outro ponto que os profissionais da área veterinária e pet precisam estar conectados é com a sua saúde emocional e desenvolvimento humano. Vivemos na geração da hiperconectividade. Estamos conectados com tudo ao mesmo tempo e isso gera ansiedade, estresse, entre outros problemas. Cuidar das emoções é tão necessário quando cuidar do corpo físico”, aponta Fabio.
Para Cristiano de Sá, Diretor de Marketing e Novos Negócios Vetnil, o crescimento dos setores de produtos e serviços veterinários pode ser atribuído a vários fatores. “Primeiramente, a importância dos animais de estimação está em constante crescimento, e eles são cada vez mais entendidos e tratados como membros da família, o que resultou em um aumento significativo nos cuidados dedicados aos pets. Durante a pandemia, observou-se um aumento no número de domicílios com cães e gatos. Cerca de 30% dos domicílios brasileiros adquiriram seu primeiro pet nesse período. Isso impulsionou a demanda por produtos e serviços especializados. No entanto, no pós-pandemia, houve uma readequação do mercado devido ao aumento dos custos alimentares, que são prioritários. Essa situação criou uma competição pelo orçamento dos consumidores, reduzindo gastos em outras áreas relacionadas aos pets, incluindo produtos e serviços veterinários. Apesar disso, a tendência de humanização e a busca por cuidados mais sofisticados continuam a impulsionar o crescimento dos setores de produtos e serviços veterinários, especialmente aqueles que oferecem soluções inovadoras e de alta qualidade”, explica.
Roberta Paiva, gerente de marketing de PetHealth da Elanco Brasil, comenta que o mercado de produtos e serviços pet tem crescido devido à aproximação cada vez maior entre tutores e seus animais de estimação, fortalecendo os laços afetivos, movimento que foi impulsionado pela pandemia e, mesmo com o fim dela, esse comportamento não diminuiu; pelo contrário, se consolidou. “O estudo norte-americano Pet longevity: lengthening the life span of our furry companions, realizado pela Allianz Global Investors (Allianz GI) e divulgado no final do ano passado, traz alguns insights interessantes que podemos relacionar a esse cenário. Nos últimos quarenta anos, a expectativa de vida dos cães dobrou, e isso é atribuído a uma série de fatores, como nutrição de qualidade, diagnósticos preventivos, visitas regulares ao médico-veterinário e cuidados com a saúde semelhantes aos aplicados aos humanos. Ou seja, os animais estão vivendo mais porque os tutores estão cuidando melhor deles. O estudo também indica que os americanos consideram seus pets parte da família. Esta é uma percepção que também podemos aplicar ao cenário brasileiro. Na Elanco, nossos resultados globais têm sido, ano após ano, fortemente impulsionados pelo segmento de animais de estimação, e estamos muito animados com o que está por vir. No Brasil, tivemos lançamentos de grande sucesso, como o Credeli™ Gatos, indicado para o tratamento e prevenção de infestações por pulgas”, relata Roberta.
ADEQUAÇÃO AO MERCADO
Diante deste cenário de crescimento, Cristiano ressalta que os médicos-veterinários devem considerar que os tutores estão mais exigentes e informados, graças ao acesso a novas tecnologias e informações disponíveis online. “Para atender essa demanda com qualidade, é essencial que os veterinários se mantenham atualizados sobre as últimas tendências e avanços em produtos e serviços. Além disso, é importante oferecer um atendimento personalizado, que leve em conta as necessidades específicas de cada animal e as expectativas dos tutores, garantindo assim um serviço de excelência e fidelização dos clientes”, opina.
Segundo Fabio, a procura por cursos de atualização da área de veterinária tem sido bastante diversificada. “As pessoas que pensam em trabalhar na área buscam muito por cursos rápidos que possibilitem a elas o acesso ao mercado de trabalho, como auxiliar veterinário. Os estudantes de medicina veterinária buscam nossas formações para obter as práticas que sentem falta na faculdade, e os médicos já formados buscam por cursos de práticas cirúrgicas, gestão e rotina de clínica veterinária. Os tutores também têm tido interesse em realizar cursos livres para aprender coisas básicas sobre seus pets, como primeiros socorros pet, banho e tosa e adestramento”, lista Fabio.
Roberta concorda que o médico-veterinário precisa estar em constante atualização, assim como alertar sobre as principais doenças que acometem os pets. “O objetivo é incentivar os tutores a estabelecerem e manterem uma rotina de cuidados, que inclua, necessariamente, consultas periódicas e check-ups anuais. É claro que os animais estão vivendo mais e melhor graças aos cuidados de seus tutores e aos avanços da medicina veterinária. No entanto, é fundamental expandir ainda mais a cultura de cuidados preventivos, ou seja, não esperar que o pet demonstre dor ou desconforto para, então, levá-lo ao médico-veterinário. Também trabalhamos com as chamadas campanhas coloridas, justamente para apoiar os profissionais nessa jornada, como o Março Amarelo, cujo foco é a prevenção e tratamento da Doença Renal Crônica (DRC) em cães e gatos, e o Setembro Vermelho, que alerta sobre as doenças cardíacas em cães. Outra maneira de colaborar com a atualização dos profissionais é o Elanco Vets, que completa um ano em setembro. Trata-se de um programa de relacionamento e suporte para médicos-veterinários especializados em pets. Oferecemos conteúdo técnico, treinamentos online, participação em eventos, visitas técnicas de representantes, produtos inovadores e uma série de serviços destinados a agregar valor tanto ao atendimento veterinário quanto à gestão do negócio, seja para profissionais autônomos, clínicas ou hospitais veterinários. Ou seja, o profissional deve buscar constantemente atualização, investir em uma comunicação assertiva e ágil com os tutores e aprimorar a gestão de seu negócio. Temos trabalhado para apoiar os médicos-veterinários em todas essas frentes”, lista Roberta.
PRODUTOS EM ALTA
Cristiano compartilha que há sim um aumento na procura por produtos específicos na área veterinária. “Conforme a exigência dos tutores aumenta, os diagnósticos são aprimorados, se cria a necessidade de soluções terapêuticas mais modernas, utilizando novas tecnologias. Outro fato, é que a medicina veterinária preventiva está ganhando destaque, especialmente com o aumento da expectativa de vida dos pets. Isso leva a um foco maior na qualidade de vida, assim ganha importância o uso de suplementos e probióticos para apoiar a saúde a longo prazo. Produtos como endoparasiticidas, terapêuticos, dermatológicos e suplementos também estão entre os que têm visto um crescimento significativo”, aponta. Já Roberta revela que têm percebido um aumento significativo na procura por produtos veterinários em todas as categorias, principalmente na área terapêutica. “Esse movimento reflete a crescente preocupação dos tutores com a saúde e o bem-estar de seus animais, que estão vivendo mais graças aos avanços da medicina veterinária e à adoção de cuidados preventivos. Na Elanco, temos observado essa demanda especialmente por soluções voltadas à prevenção e tratamento de doenças silenciosas, como a doença renal crônica (DRC), doenças cardíacas e osteoartrite. Soluções como Fortekor™ e Galliprant™ desempenham um papel crucial na melhoria da qualidade de vida dos pets, e por isso temos investido em campanhas que abordam a conscientização dos riscos e a importância do diagnóstico e cuidados com a saúde dos pets. Credeli™ Gatos e Credeli™ Plus, são exemplos de medicamentos inovadores que oferecem soluções eficazes e multifuncionais para o tratamento de parasitas e vermes intestinais. A busca por essas soluções reflete o compromisso dos tutores com a saúde de seus pets e reforça a importância da medicina preventiva”, finaliza Roberta.